• redacaosmartbusine

10 Tendências que devem estar no planejamento do RH das empresas para 2023


10 Tendências que devem estar no planejamento do RH das empresas para 2023

Startup aponta os destaques e tendências utilizadas por empresas de todos os portes no mundo todo, para melhorar a atração e retenção de talentos.




O Férias & Co., primeira empresa a criar sistema de benefícios de viagens para colaboradores no mundo, tem ajudado empresas de todos os portes a melhorar as relações com seus colaboradores. Por meio de pesquisas e contatos com clientes, a startup procura contribuir no planejamento das áreas de Recursos Humanos listando algumas das principais tendências que deverão pautar o departamento em 2023. “Temos procurado mapear e difundir as informações mais importantes que buscamos em nossas pesquisas e contatos com empresas de todo o Brasil, para dar mais subsídios às companhias que querem se aproximar de seus colaboradores e oferecer o que de melhor existe para eles em termos de benefícios corporativos”, afirma Bruno Carone, co-fundador do Férias & Co..


A seguir as dicas que a startup reuniu:


Recrutamento estratégico

Não cair na tentação de preencher uma vaga na correria. Deve-se pensar bem sobre o perfil desejado, as reais necessidades de trazer um profissional de fora e a possibilidade de promover ou movimentar alguém que já está no time. Será que a vaga pede um profissional permanente ou trata-se apenas de uma demanda emergencial que pode ser absorvida por um especialista temporário? Diante da demanda de um perfil muito específico ou da sobrecarga dos profissionais da área de RH, o ideal é buscar apoio de um parceiro especializado em recrutamento para ajudar o time nessa missão.


Remuneração justa

É fundamental que a organização ofereça um salário, no mínimo, igual ao praticado pelo mercado. Neste estudo, é importante ter como base a mesma função em empresas concorrentes ou similares a da contratante. Do contrário, pode até ser que a empresa consiga atrair colaboradores, mas estes certamente sairão da companhia diante da primeira boa oferta de salário.


Benefícios diferenciados

Benefícios diferenciados são aqueles que fogem do comum, como assistência médica e odontológica ou vale-refeição e vale-alimentação. Mas não é só isso. São aqueles que merecem reconhecimento porque se destacam por considerar os interesses, as necessidades e as expectativas individuais de cada colaborador. As empresas estão analisando, por exemplo, oferecer créditos para viagens aos colaboradores com o intuito de incentivar um melhor aproveitamento do momento de descanso e lazer, algo que antes nunca havia sido pensado. Esse benefício já é também uma opção para pequenas e médias empresas.


Reconhecimento aos profissionais de destaque

Profissionais de destaque são, por exemplo, aqueles que apresentam um desempenho acima da meta estabelecida; solucionam questões desafiadoras com eficiência; concluem projetos importantes com sucesso; conquistam novos clientes; possuem um vínculo com a companhia há muito tempo; e atingem ou superam metas propostas. Em geral, esses profissionais são reconhecidos por meio de bônus, dias de folga, jantares ou almoços, ingressos para eventos e cursos, vale-presentes e objetos - medalhas, placas, canetas e relógios -, que, apesar do valor afetivo, muitas vezes, acabam esquecidos em algum canto da casa do profissional. Porém, ao premiar os colaboradores com crédito para viagens a empresa tem a oportunidade de eternizar com experiências o reconhecimento da carreira do profissional de uma maneira inesquecível.


Treinamento e desenvolvimento

Acreditamos que a carreira deve ser um projeto individual de cada profissional, ou seja, ao longo da jornada ele deve manter atenção às necessidades de atualização e capacitação. Porém, deve fazer parte do planejamento estratégico de RH a facilitação para que o colaborador possa evoluir profissionalmente. Nesse quesito vale tanto oferecer bolsas de estudo quanto oferecer treinamentos internos ou firmar parceria com instituições de ensino para que os colaboradores tenham desconto nos cursos.


Política de conversas de feedback e feedforward

Na tradução para o português, feedback significa retorno. No dia a dia de uma empresa trata-se de conversas em que os líderes sinalizam aos liderados se eles estão seguindo o caminho esperado pela companhia ou se há espaço para melhoria ou necessidade de ajuste e mudança de rota. Já o feedforward refere-se a uma conversa sobre habilidades que o colaborador precisa desenvolver agora pensando na carreira futura. Seja na conversa de feedback ou de feedforward, é importante que o gestor também abra espaço para que o colaborador exponha seus pensamentos e suas opiniões. No planejamento de RH pode estar determinado que esses bate-papos aconteçam, por exemplo, uma vez por ano. Mas nada impede que a conversa também aconteça sempre que seja necessário.


Gestão humanizada

A liderança por imposição ou ordem é coisa do passado. Hoje, os profissionais desejam ser vistos e respeitados como seres humanos. Por isso, é muito importante capacitar os gestores para que, além de cumprir metas e gerir o time, eles também saibam acolher e apoiar cada membro da equipe, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional.


Cuidado com as pessoas e o planeta

Um planejamento de RH maduro não pode deixar de lado temas como ESG (Environmental, Social and Governance ou Meio Ambiente, Social e Governança) e DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão). É fundamental ter ações aplicadas ao dia a dia, inclusive com programas de conscientização dos times com relação à importância e às boas práticas relacionadas aos temas.


Pesquisa de clima organizacional

Um planejamento estratégico de RH precisa ter uma pesquisa de clima organizacional que funciona como um termômetro do ambiente de trabalho. Na prática, por meio de perguntas estratégicas, o RH consegue ter uma noção mais clara sobre a percepção dos colaboradores com relação a diferentes fatores que influenciam a qualidade do seu dia a dia no trabalho. Pode ser com relação à empresa, à estrutura, aos recursos oferecidos e ao relacionamento com líderes, colegas e clientes, por exemplo. Por meio dos resultados é possível entender quais ações de RH estão dando certo, quais precisam ser implementadas e onde há espaço para melhoria e ajuste.


Cronograma

Para que todas as importantes ações acima não fiquem apenas no discurso e no papel, é fundamental que o planejamento de RH seja estruturado com base em um cronograma. Nele devem estar todas as ações, com datas, responsáveis pelo projeto, indicação de quem vai contribuir com as tarefas e metas.


Sobre o Férias & Co.

O Férias & Co. é uma plataforma de benefícios de viagens que busca incentivar os momentos de descanso e lazer dos colaboradores, junto à família e amigos. Com o objetivo de impactar a produtividade e contribuir para a saúde mental do time, a solução é também uma importante ferramenta para atração e retenção de talentos. A startup oferece aos colaboradores, planos de assinaturas acessíveis que permitem a reserva de passagens aéreas e hospedagens ao redor do mundo. As empresas clientes contribuem com um valor de coparticipação que é descontado da assinatura mensal gerando uma economia de até 100%. Além disso, a plataforma também possui um módulo de premiação como forma de empresas eternizarem o reconhecimento a seus colaboradores por meio de viagens a lazer.



Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com