• redacaosmartbusine

5 Dicas para iniciar no Mercado de Ações em 2022


5 Dicas para iniciar no Mercado de Ações em 2022

Especialista em mercado financeiro aponta as melhores estratégias e dicas para quem deseja iniciar no mercado de ações em 2022



As buscas por temas como mercado financeiro, investimentos e ações estão a todo o vapor. Segundo um estudo divulgado pela B3, no primeiro semestre de 2021, houve um aumento de 43% no número de investidores (pessoas físicas), se comparado com o mesmo período do ano anterior, totalizando 500 mil novos investidores por semestre.

Para Lucas Chagas, Head de Parcerias e Novos Negócios da Nelogica - empresa que desenvolve softwares avançados para o mercado financeiro - esse crescimento já era esperado. "Houve uma procura muito grande por novos negócios e novas formas de ganhar dinheiro, principalmente, com a chegada da pandemia. Muitas pessoas que não tinham o hábito de investir, ou desconheciam completamente o assunto, começaram a pesquisar mais sobre o tema", destaca.


Porém, de acordo com Chagas, mesmo com as informações mais acessíveis, é necessário se preparar antes de começar a operar na bolsa. O especialista listou 5 dicas essenciais para quem busca se aprofundar mais no mercado financeiro. São elas:


PREPARE-SE ANTES DE ENTRAR NO MERCADO FINANCEIRO

Antes de começar a investir, o ideal é estudar e aprender mais sobre o mercado de ações. O mercado financeiro pode ser volátil, e para conquistar o objetivo, estudo e paciência são requisitos essenciais. Estudar e compreender o mercado, taxa Selic, o que significa uma bolsa de valores, são alguns dos exemplos que precisam estar claros para quem busca investir. Segundo Chagas, "atualmente é possível entender o mercado por meio de contas de simulação, evitando aplicar dinheiro na Bolsa de Valores sem a devida preparação", diz.


ORGANIZE SEU DINHEIRO

Para entrar na Bolsa de Valores você terá que saber exatamente qual é a sua situação financeira no momento. Não coloque todas as suas economias em um único investimento: analise qual o montante financeiro que você possui, crie uma cultura de investimento fixa por mês (aqui será necessário cortar gastos e controlar melhor o seu dinheiro) e organize um calendário para monitorar a sua evolução de patrimônio.


DEFINA OBJETIVOS

Investimento pode ser a curto, médio e longo prazo, mas você deve definir quais são os seus objetivos. Por exemplo, faça o seguinte exercício: "gostaria de comprar um carro em X anos, ou fazer uma pós-graduação em X meses". Com as metas definidas, fica mais fácil você alcançá-las. Além disso, não adianta definir metas se você não acompanha a sua evolução. Revise periodicamente o quão próximo você está dos seus objetivos e o que deve ser ajustado para acelerar suas conquistas.


ACOMPANHE O MERCADO E FAÇA DISSO UM HÁBITO

Crie uma cultura para acompanhar o mercado financeiro diariamente. Mantenha-se informado sobre as principais ações do dia, os motivos de alta ou baixa da Bolsa de Valores, e quais os principais assuntos referentes ao tema. Utilize aplicativos e sites de notícias especializados.


UTILIZE UMA PLATAFORMA PROFISSIONAL PARA INVESTIR

Investir na Bolsa de Valores possibilita liberdade financeira, mas você terá que fazer isso com direção, metodologia e ferramentas corretas, e para definir a melhor estratégia, nada melhor do que estar preparado. Apesar de iniciante, é importante pensar como um profissional, utilizando os melhores recursos para atuar no mercado financeiro. Um exemplo desse guia prático, é o Profit da Nelogica, que oferece um simulador para você aprender e compreender como funciona uma negociação sem perder dinheiro.


Sobre a Nelogica

A Nelogica é uma investech que atua no desenvolvimento de tecnologia avançada para o mercado financeiro por meio de softwares inovadores. Seu produto mais conhecido é o Profit, plataforma all in one que reúne análise, execução e acompanhamento do mercado financeiro em um só lugar. Através do extenso know-how desenvolvido ao longo dos anos em distribuição de dados em baixa latência, negociação eletrônica e UX, a Nelogica tem ampliado a sua atuação como especialista em desenhar jornada de investimentos. Seja para traders institucionais ultra sofisticados ou uma experiência web com foco em simplicidade de uso, a Nelogica detém os sistemas e tecnologias, da gestão de risco ao front-end, capaz de criar as melhoras experiências de investimento/trading do mundo .




Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

Fonte: Redação Smart Business

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com