• redacaosmartbusine

5 Modelos de E-mail Marketing para utilizar no dia a dia do seu Negócio


5 Modelos de E-mail Marketing para utilizar no dia a dia do seu Negócio

Especialista aponta 5 modelos de E-mail Marketing que você deve adotar para impulsionar os negócios da sua empresa.



O e-mail é uma das formas de comunicação mais utilizadas no mundo. Em um estudo feito pela Pew Research, centro de pesquisa norte-americano, revelou que 91% da população adulta mundial possui e-mail, sendo que 61% conferem sua caixa de entrada diariamente. No Brasil não poderia ser diferente, um levantamento feito pela Statista, mostrou que o país fica em oitavo lugar no ranking de e-mails enviados por dia. O estudo mostrou que são encaminhados aproximadamente 8.32 bilhões de correios eletrônicos diariamente no país.


O marketing, sabendo da força dessa ferramenta de comunicação, também utiliza esse mecanismo para atingir determinado público alvo. Chamado de e-mail marketing, ou publicidade por correio eletrônico, ele é uma ferramenta de propaganda direta onde as empresas buscam atingir seus contatos ou clientes. Utilizado desde os primórdios da internet, esse recurso ainda causa muita divergência entre os gestores das empresas. Por conta disso é comum ouvir questionamentos como: O e-mail marketing ainda funciona? A resposta é, se você compreender seu papel no ciclo de decisão de clientes e prospects e adotá-lo de forma estratégica, ele pode funcionar muito bem.


A GetResponse, ferramenta de e-mail marketing, realizou uma pesquisa onde revelou que no Brasil a taxa de abertura deste tipo de correio eletrônico está em 13,97%. Já a taxa de clique fica em aproximadamente 1,03%, mostrando ser um pouco baixo para os padrões de marketing.


Pensando nisso, Vinícius Ghise, CEO da Global AD, agência especializada em brand reputation, separou cinco dicas para que sua empresa possa aprofundar e aumentar a receptividade deste tipo de propaganda e expandir seus leads, que vem a partir de oportunidades de negócios, a partir de informações de contato, como nomes e e-mails, em troca de uma oferta de sua empresa. São elas:




Entenda o processo de decisão de seus clientes Quando falamos de trabalhar com e-mail marketing com foco em performance, ou seja, através dos pagamentos dos anúncios que ocorrem a partir do seu desempenho, é muito importante compreender o processo de decisão dos clientes e também dos seus prospects, uma possível pessoa interessada em sua empresa, desenvolvendo peças de e-mails para atender todos os pontos da jornada desses leads.



Produza newsletters Imagine um fornecedor com o qual você negociou e acabou não fechando negócio. Depois de algum tempo, ele faz um novo contato buscando reativar a negociação. Talvez você nem se lembre dele. Se no lugar disso, ele solicitou lhe incluir na lista de newsletter, e enviou um conteúdo relevante e de ótima qualidade para você, esse mesmo contato seria totalmente diferente. Para conseguir um bom resultado é fundamental uma ferramenta que lhe permita acompanhar alguns indicadores, como a taxa de abertura e clique. Mas mais importante que eles, é a identificação de quem clicou em qual link.



Utilize o e-mail para promover promoções Um e-mail marketing promocional é um meio de promover uma oferta, independentemente de um desconto — que, normalmente, está ligado ao significado que damos ao termo “promoção”. Pode ser o caso em que você tenha o objetivo de divulgar um conteúdo gratuito, um produto que queira dar prioridade ou um evento, por exemplo. Sendo assim, a chave nesse caso é segmentar o conteúdo de acordo com o perfil e o estágio de compra do lead, como em todos os tipos de e-mail marketing.



Boas vindas O e-mail de boas-vindas é o tipo de e-mail marketing que uma pessoa recebe quando fornece os seus dados e se torna um lead. Pode parecer sem muita importância e, dependendo do formato, acabar soando como um protocolo formal. Mas quando ele reforça uma boa experiência para a sua audiência tem papel fundamental na evolução dos seus leads na jornada do cliente. Com essa ação você está informando que o processo anterior correu bem e tem a oportunidade de fazer o lead se sentir realmente bem-vindo. Considere que não basta o potencial cliente acessar a sua base, ele precisa retornar. Quando você fornece os estímulos certos, naturalmente aumenta as chances de ele avançar no processo. Afinal, é esse o objetivo principal de nutrir seus leads: fazê-los progredir na jornada de compra.



E-commerce

Esse é um tipo de e-mail marketing em que a personalização tem caráter mais significativo nos resultados e no qual é preciso estar ainda mais atento à “entregabilidade” das mensagens. Empresas de e-commerce geralmente têm uma linha de produtos variada e numerosa. Além disso, a concorrência é ativa na comunicação digital. Por isso, o envio de e-mail marketing com ofertas genéricas têm poucas chances de dar resultado e, ações repetidas dessa natureza, tendem a manchar a reputação da marca. Em alguns casos, pode até causar aversão. Por isso, é importante realizar testes constantes de assunto, conteúdo, layout, horário de envio e periodicidade de entrega. Dessa forma, aprimorar continuamente o método utilizado para combinar esses dados e transformá-los em informações úteis.


Para concluir, mantenha-se atento aos indicadores de e-mail marketing, e use e abuse de testes A/B. Imagens diferentes, posicionamento de cada conteúdo dentro da mensagem, troca de termos e cada pequeno detalhe alterado pode fazer uma enorme diferença no seu resultado, mas isso é muito difícil de deduzir. Por isso, teste versões diferentes e utilize as que apresentarem melhor resultado.



Sobre a Global AD A Global AD é uma agência especialista em digital brand reputation (estratégias digitais de marca com DNA de performance) com 14 anos de mercado e ampla experiência no ramo corporativo e industrial. Possui atuação nacional e conta com escritórios em Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Com a experiência adquirida ao longo desses anos, oferece projetos de marketing digital, redes sociais, planejamento estratégico e campanhas com foco em negócios, reputação de marca, gestão de mídia, e-mail marketing, seo, social media, social ads e demais serviços digitais.



Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com