• redacaosmartbusine

6 Passos para criar parcerias de sucesso para o seu Negócio


6 Passos para criar parcerias de sucesso para o seu Negócio
Especialista aponta as dicas mais valiosas para quem deseja construir relações de parceria bem sucedidas para o seu negócio.



Tenho certeza que você já ouviu a frase “a união faz a força” em algum momento da sua vida, não é mesmo? Em um mercado cada vez mais competitivo, as marcas têm buscado meios para se destacar dos concorrentes, e é aí que a expressão ganha poder.

Seja em um negócio on ou offline, é a partir de parcerias que um empreendedor pode alcançar novos públicos e, além disso, elas permitem que as organizações expandam suas fronteiras e adquiram vantagens competitivas, já que estarão sempre atualizadas com as tendências do mercado.


Se você se interessa pelo assunto e deseja buscar uma parceria de sucesso para o seu negócio de maneira assertiva, João Esposito, economista e CEO da Express CTB – accountech de contabilidade, separou algumas dicas valiosas.




ESTUDO O MERCADO

Ao iniciar seu negócio você, provavelmente, já se aprofundou um pouco sobre o mercado em que ele está inserido e identificou o que as pessoas buscam nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Contudo, esse processo também deve ocorrer para encontrar parceiros, e você precisará rever de maneira mais ampla e estratégica quais são as necessidades que seus clientes esperam que sua empresa atenda, tentando enxergar até mesmo além desse ponto.


Segundo Esposito, “Uma dica é buscar entender quais as necessidades que não têm a ver diretamente com o que você vende, mas que se relacionam e podem ser supridas por um parceiro. O importante é ter a disposição do cliente algo que complemente seus produtos ou serviços e enriqueça a experiência do consumidor”.


Um bom exemplo disso são os maquiadores que realizam cursos e fecham parcerias com cabeleireiros e fotógrafos para expor seus trabalhos, permitindo que eles sejam divulgados e todos saiam ganhando.


Para tornar essa tarefa um pouco menos complicada, a nossa dica é realizar uma análise SWOT para conhecer seus pontos fortes e fracos, além de oportunidades e ameaças.




CONHEÇA SEUS CONCORRENTES

Analisar as empresas que concorrem com o seu negócio é fundamental para se destacar no mercado.


Isso ocorre porque ao observá-los você conseguirá obter ideias e, além disso, entender até mesmo em que eles estão falhando e como você pode tornar esses problemas uma força do seu negócio através da obtenção de parcerias que o ajudem.


Outro fator interessante é que, ao ficar de olho na concorrência, você saberá bem quais marcas estão sendo bem avaliadas pelas pessoas e se elas estão abertas a parceria, te ajudando a encontrar o parceiro certo para a ação que estiver planejando.


Dessa forma, sua empresa poderá obter um diferencial competitivo diante dos concorrentes, garantindo maiores benefícios e comodidades aos seus clientes.

A Diretora de Comunicação e Marketing da Express Ctb, Bruna Maretti, ainda dá uma dica extra: “não fique preso apenas a olhar para empresas do seu segmento, busque inspiração em empresas de áreas diferentes da sua, adaptando as boas ideias para seu nicho e público”.




DEFINA UM OBJETIVO

Antes de convidar uma empresa para trabalhar com a sua é muito importante que um objetivo que possa beneficiar os dois lados seja definido.


Pense bem: qual será a ideia central da parceria e as ações a serem realizadas a partir dela?


A ideia é buscar responder essa pergunta para reduzir o tempo gasto com burocracias, otimizar os processos internos e aumentar a produtividade das equipes envolvidas.




FAÇA NETWORKING

O networking é fundamental para qualquer empresa ou empreendedor, principalmente para quem deseja ganhar visibilidade e reconhecimento no mercado.

O ideal é que você esteja sempre presente e acompanhando eventos como palestras, workshops e cursos, bem como investindo na criação de contatos por meio das redes sociais, de forma a encontrar vários outros profissionais que tenham afinidade com o seu negócio e estão engajados nos mesmos objetivos e resultados que você”, explica o economista.

Uma boa dica é entrar também no LinkedIn, uma rede social totalmente voltada ao mundo corporativo e que te permitirá encontrar informações curriculares e perfis detalhados de empresas e suas atividades para você conhecê-las melhor e saber se elas se encaixam com seu propósito, posicionamento e objetivos.

É importante lembrar que esse networking deve ser feito para montar uma rede de contatos com pessoas que possam te apoiar, inspirar e ajudar no seu desenvolvimento profissional de maneira saudável!




COMUNIQUE-SE COM CLAREZA

Tome cuidado com os ruídos que podem ser causados por problemas de comunicação!

Para evitar que isso ocorra na parceria estabelecida e fazer com que ela se quebre e cada um siga para seu lado, o ideal é combinar cada um dos detalhes e buscar entender o que cada uma das partes envolvidas espera de resultado e o que irão fazer para atingi-los.


Todos os envolvidos precisam estar cientes das suas funções, obrigações e direitos, então lembre-se de comunicar-se de maneira simples, direta e compreensível, e pensar nas melhores estratégias para que os objetivos sejam alcançados e todos saiam satisfeitos




AVALIE O RETORNO

Para conseguir ter sucesso no seu negócio tudo precisa ser medido, inclusive as parcerias comerciais. Se você não souber medir e analisar os resultados, não conseguirá identificar o que deu certo, o que não saiu como você esperava e qual foi o resultado geral da parceria.


Assim, ao avaliar periodicamente o andamento desse trabalho você entenderá o que pode ser melhorado e até mesmo avaliar se manter aquela parceria vale a pena.

Algumas métricas que podem ser usadas nessa avaliação são:

  • Custo;

  • Índice de reclamações ou elogios dos clientes;

  • Visitas nas redes sociais e sites;

  • Retorno sobre o investimento (ROI);

  • Engajamento dos clientes;

  • Aumento de seguidores;

  • Qualidade dos produtos ou serviços oferecidos;

  • Entre outras.

Quanto mais informações você tiver, mais fácil será para entender se a parceria comercial está realmente sendo benéfica para sua empresa.



Benefícios de uma parceria de sucesso

Agora, apresentaremos com mais detalhes quais os principais benefícios de uma parceria de negócios. Confira!


  • Otimização de processos: com as altas demandas das empresas, entender como funciona a gestão de cada uma e utilizar os conhecimentos para aplicar melhorias pode garantir uma maior facilidade para os negócios envolvidos. Isso porque uma empresa pode facilitar o acesso a produtos ou serviços no desenvolvimento da outra e, ainda, agregar uma melhor experiência para o consumidor final.

  • Atuação estratégica: a junção do público-alvo das duas empresas torna possível elaborar ações e estratégias que alcancem os dois públicos, fazendo com que processos internos se tornem mais estratégicos e, por consequência, os lucros aumentem.

  • Soma de qualidades: ao firmar uma parceria com uma empresa que é referência em alguma área, seu empreendimento vai se fortalecer nessa área, e, portanto, se tornar mais completo, podendo suprir eventuais necessidades.

  • Maior alcance: como as empresas parceiras divulgam os produtos e serviços uma da outra para seus clientes, o negócio destas empresas consegue alcançar com maior facilidade públicos que ainda não são seus consumidores, mas que, no fim, podem se tornar clientes em potencial.


Ao aplicar essa estratégia a seu favor, você poderá ajudar sua organização a se manter competitiva no mercado, agregando maior valor aos seus consumidores.

Identifique as necessidades dos seus potenciais clientes e vá além das expectativas deles em relação ao seu negócio.



Sobre a Express CTB

A Express CTB é uma accountech que tem o objetivo de democratizar as soluções empresariais para negócios. A Express CTB auxilia na legalização de empresas, certificações digitais, impostos, finanças, assuntos jurídicos, departamentos de contas, entre outros, em poucos minutos, com tecnologia e consultoria especializada. http://www.expressctb.com.br





Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

Fonte: Redação Smart Business

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com