• redacaosmartbusine

7 Dicas para enfrentar os desafios da carreira


7 Dicas para enfrentar os desafios da carreira

Especialista apresenta 7 recomendações para se manter bem na carreira e vencer os desafios em seu caminho





*Artigo escrito por: Por Jean Patrick



Muitos colaboradores das empresas foram impactados pela pandemia, direta ou indiretamente. O distanciamento social aprofundou dificuldades. Se antes da COVID-19 alguns já se sentiam inseguros, desestimulados ou não incluídos ou pertencentes à organização, essas dificuldades se acentuaram, gerando a necessidade, da parte das empresas, de desenvolverem iniciativas que ajudassem a dar uma “energizada” nos times, ajudá-los a lidar com as dificuldades e encorajá-los para enfrentarem os desafios, velhos ou novos, com o espírito renovado.


Nesse contexto, e com o mercado de trabalho cada vez mais agressivo, recolocar-se e conquistar uma nova função também se tornou um desafio maior, diante da busca de muitos profissionais, especialmente os millenials, por oportunidades que lhes permita conciliar qualidade de vida e trabalho. Mas, se você tiver as ferramentas corretas e abertura para novos conhecimentos, é possível ultrapassar os obstáculos e conquistar o sucesso em sua carreira, inclusive alinhando suas competências ao que se espera para o futuro do trabalho e dos colaboradores.


O Fórum Econômico Mundial tem apresentado, nos últimos anos, relatórios sobre o tema. Segundo o estudo publicado em 2021, estima-se que 35% das competências exigidas para a maioria das profissões sofrerão mudanças no cenário futuro do trabalho. Da parte das empresas, 55,4% afirmam que encontram deficiências em habilidades dos profissionais, e isso atrasa a adoção de novas tecnologias por parte das companhias.


As habilidades mais requisitadas são pensamento analítico e inovação; aprendizagem ativa; resolução de problemas; pensamento crítico; criatividade; liderança; uso, monitoramento e controle de tecnologias; resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade, raciocínio logico e inteligência emocional, entre outras. São diversos aspectos considerados na seleção dos profissionais, e certamente um dos principais é aprofundar o conhecimento e manter-se conectado às inovações, porque o mercado continua se transformando e inovando.


Há algumas recomendações para se manter bem na carreira e vencer os desafios em seu caminho:


1. Abra-se para o novo, tente ver as coisas de uma maneira diferente, experimente novas formas de agir, pensar e reagir. Existem crenças e padrões comportamentais que são repetidos há anos, que podem ser sabotadores do sucesso. Identificar e transformar esses padrões é um passo importante para mudar a direção de sua carreira.


2. Tome decisões, iniciativas e procure aumentar a sua autoestima. Isso ajudará você a ampliar a sua visão e se aventurar em novos caminhos.


3. Busque os recursos interiores que lhe ajudarão a realizar as mudanças. Programas de treinamento que geram reflexões sobre a vida pessoal e o que se pode fazer para mudar permitem vivenciar situações que potencializam o aprendizado e a mudança.


4. Repense as estratégias e formatos de trabalho. Faça uma reavaliação da sua carreira, trajetória e analise o que pode melhorar, aperfeiçoar e mudar.


5. Tenha uma visão positiva, e coloque o otimismo em dia. A sua energia será alta e, assim, tomará as melhores decisões.


6. Encare as diferenças como complementariedade, e não como divergência; isso promove o seu crescimento profissional e pessoal.


7. Adquirir conhecimento é fundamental, portanto, nunca pare de estudar e de se aprimorar. Faça cursos de capacitação, fique de olho nas tendências, em especial se elas estiverem dentro do seu setor de atuação.


*Jean Patrick é master coach e treinador comportamental, CEO e founder head coach

do Instituto Jean Patrick.




Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com