• redacaosmartbusine

7 Passos para Criar um Negócio do Zero Absoluto


como criar um negócio do zero

Especialista em Inteligência de Mercado e Planejamento Estratégico aponta os passos fundamentais para quem deseja empreender criando um negócio do zero absoluto.



*Artigo Escrito por: Leandro Olímpio

CEO da Olímpio Business Consultancy



Em um país onde o desemprego atinge grande parcela da sociedade, e a falta de oportunidades para recolocação no mercado de trabalho cresce a cada mês, empreender pode ser a única opção para quem busca por uma alternativa para a geração de renda.


Porém, diferente do que muitos “empreendedores de palco” gostam de vender em suas palestras, Instagram e vídeos no Youtube, ser um empreendedor de sucesso é um desafio que vai muito além do “acredite em você mesmo”, e mais do que levantar as 04:30hs, é preciso ter preparo, conhecimento e planejamento para vencer como dono do próprio negócio.


Mas, apesar de ser uma jornada repleta de desafios e provações diárias, construir um negócio de sucesso não é algo restrito a apenas alguns poucos escolhidos divinamente, e sim algo que pode ser trabalhado e conquistado, desde que você esteja disposto a pagar o preço de muito trabalho, dedicação, comprometimento, e frustrações, e mesmo assim, sem a garantia do sucesso. Controlar suas expectativas e estar sempre disposto a recomeçar do zero podem ser as primeiras grandes lições para todos aqueles que desejam ser o seu próprio chefe.


Mesmo sem uma fórmula mágica que garanta uma jornada bem sucedida, considero que existem alguns passos fundamentais que devem ser seguidos com atenção por quem busca a construção de um negócio de sucesso.


Pensando nisso, e com o objetivo de desmistificar muitos conceitos que os aspirantes a empreendedores tem sobre este universo, decidi listar neste artigo os 7 passos que vejo como fundamentais para criar um negócio do zero absoluto.

Para você que já tem uma ideia de negócio e ainda não colocou em ação, ou mesmo para você que sempre teve o sonho de empreender, mas não faz a menor ideia de por onde começar, pode ter certeza que nas linhas a seguir este artigo será muito valioso para levar seu projeto para o próximo nível.



Confira nossas dicas:


PRECISO DE MUITO DINHEIRO PARA COMEÇAR (NEM SEMPRE)

Diferente do que muita gente acredita, nem sempre é necessário realizar um grande investimento para iniciar um negócio. Pra falar a verdade, no começo, o maior investimento que você precisará realizar será em você mesmo, e na dedicação ao seu negócio. Além de buscar conteúdo que possa te qualificar para enfrentar os desafios da jornada empreendedora, e nisso vale ficar atento a temas como finanças, marketing, vendas, gestão de pessoas, entre outros, o aspirante a empreendedor precisa entender que o tempo será seu maior aliado ou inimigo nessa busca pelo sucesso. Saber controlar as horas do dia para que tudo seja produzido com eficácia é uma das chaves para validar a ideia do papel e colocar em pratica com maior potencial de êxito. Dica Importante: Em muitos casos, vale avaliar se o negócio pode ser “startado” em um modelo de mvp, o que resultará em um investimento financeiro menor, com menos risco para o seu bolso, e ainda lhe condicionará a conhecer melhor seu mercado, produto, hábitos de consumo e demandas. Em um segundo momento, já diante de todos esses dados e experiências, o investimento financeiro poderá ser mais certeiro em áreas que realmente farão a diferença para o crescimento do seu negócio em maior escala e velocidade.


FAÇA O QUE VOCÊ GOSTA

Pode até parecer uma dica “clichê”, mas acredite, por que ela faz toda a diferença na sua rotina. Como disse anteriormente, empreender não é uma jornada fácil, e pra dizer a verdade, pode ser que a maioria dos dias seja bem difícil, principalmente no começo. Muitos empreendedores que hoje alcançaram o sucesso, contam que em suas trajetórias vivenciaram muitos dias em que a vontade de desistir do sonho bateu forte, devido aos constantes fracassos do dia a dia do negócio. Porém, o único fator que os prendia a continuar era a sensação de estar fazendo algo que realmente gostavam, e assim, por mais que as dificuldades e frustrações estivessem presentes, o desejo de fazer a diferença sempre superava o desânimo. Dica Importante: Na grande maioria dos casos, a motivação para levantar da cama mais um dia e seguir em frente não vem do caixa da empresa, e sim prazer de chegar ao fim do dia com aquela sensação de fazer o que se gosta. Acredite, o dinheiro será o reflexo de um trabalho bem feito!


APOSTE NAS TENDÊNCIAS, NUNCA NAS “MODINHAS”

Existe uma grande diferença entre moda e tendência, e saber sobre isso pode ser a chave para o sucesso ou fracasso do seu negócio. Vamos usar como exemplo uma tendência crescente de mercado, relacionada a alimentação fora do lar, principalmente a comida artesanal e produzida com ingredientes de maior qualidade. Diante desta tendência impulsionada nos últimos anos, muitos empreendedores investiram pesado em segmentos como Hamburguerias Artesanais, acreditando se tratar de uma categoria com garantia de sucesso, considerando os novos hábitos de consumo do público. O que muitos deles não esperavam, é que esse “boom” gastronômico resultasse em uma verdadeira bolha de mercado, repleta de empresas sem diferenciais competitivos, e que apenas replicavam sabores e estratégias.


O erro dessa equação: Ao invés de darem maior ênfase a tendência que era a alimentação com sabores e experiências únicas, os empreendedores focaram na moda, no que “estava dando certo” para a maioria, e acabaram se vendo em um mercado com alto índice de competitividade, baixo potencial de escalabilidade, além do fator de que o consumidor rapidamente começou a buscar outras alternativas de alimentação, como os pratos mais saudáveis, por exemplo. O resultado desse novo mercado foi o crescimento exponencial de hamburguerias e food trucks fechando suas portas, principalmente durante a pandemia.


Dica Importante: Fique atento ao que é tendência e ao que o mercado deseja, e não ao que parece estar funcionando agora para a maioria.




PENSE EM ESCALA

Um dos pontos mais importantes na hora de criar um negócio é pensar sobre seu nível de escalabilidade, ou seja, em como as vendas podem ser multiplicadas rapidamente, mas sem a necessidade de grandes investimentos em estruturas ou exponencial aumento dos custos do negócio. Infelizmente, a maior parte dos novos empreendedores não se atenta a este ponto, e acaba criando negócios engessados, que dependem exclusivamente de sua presença na gestão diária, e que só conseguem aumento das vendas por meio de estratégias que impactam diretamente os custos operacionais.


Com isso, mesmo apresentando crescimento de receita, o empreendimento vive fragilizado economicamente, suscetível a momentos de imprevisto, com margens espremidas, e custos que não param de crescer diante da inflação e aumentos de fornecedores, por exemplo.


Diferentemente deste cenário, negócios com escalabilidade apresentam um modelo com custos reduzidos, e canais de vendas com produtos e serviços que possibilitam a comercialização em larga escala.


Para destacar este conceito, vamos utilizar como exemplo um salão de barbearia. Em uma jornada dentro de seu horário comercial, o barbeiro consegue atender 20 clientes por dia, sendo este o seu limite máximo, devido ao tempo utilizado para cada procedimento. Desta forma, estando em um modelo engessado de negócio, caso ele queira aumentar seu faturamento, ele pode utilizar como principais estratégias: contratar um novo barbeiro, abrir outra unidade, aumentar os preços, oferecer novos serviços, etc. Porém, todas as lições listadas oferecem algum tipo de risco considerável, além de representar a necessidade de investimentos e aumento nos custos operacionais do negócio, o que pode inviabilizar a margem liquida. No caso desta barbearia, a solução encontrada foi investir em um curso a distância para capacitação inicial de quem deseja se tornar um barbeiro profissional, além de uma marca de produtos comercializada por meio de seu e-commerce. Com estas iniciativas, que não necessitaram de grandes investimentos, a marca pode escalar seu negócio, atingindo e fidelizando seus novos públicos, além de construir um valioso diferencial competitivo.


Dica Importante: Quando pensar em um negócio, faça a pergunta: “Como eu posso AUMENTAR meu faturamento em 10X em um curto espaço de tempo, e sem a necessidade de grandes investimentos”, se não tiver uma resposta clara, repense seu modelo de negócio.


BUSQUE INFORMAÇÕES DE MERCADO

Jamais se contente em ter como base para suas decisões apenas o senso comum dos seus amigos, familiares, ou experiências anteriores de outros empreendedores. O mercado muda constantemente, e com a velocidade da informação, os hábitos e desejos do mercado têm se alternando rapidamente. Em resumo, o que funcionava até ontem, não funciona mais hoje. Para entender o que realmente pode ser um bom negócio é preciso ir bem mais afundo, e buscar informações que complementem e validem com suas experiências e impressões.


Hoje, a internet oferece uma grande gama de informações, conteúdos, e dados que podem te ajudar a construir esses cenários, mas, além disso, busque validar esses dados por meio de pesquisas de campo, estudos mercadológicos, e analises sobre tendências e hábitos de consumo. Este tipo de material conhecido como Inteligência de Mercado não garante o sucesso do seu negócio, mas com certeza lhe ajudará a construir um modelo mais alinhado ao que o mercado deseja.


SOLUCIONE UM PROBLEMA

Criar um produto ou serviço que não possui demanda, é como tentar vender areia no deserto! Para que você não corra o risco de empreender em algo sem demanda é fundamental conhecer seu mercado alvo, identificar as principais dores deste cliente, e acima de tudo, saber se ele está disposto a pagar pela solução que você está oferecendo. Muitos empreendedores são apaixonados por suas ideias de negócio, e não há problema nisso, muito pelo contrário. O problema é quando essa paixão te deixa tão cego que você não percebe que a sua solução proposta tem apenas você como potencial cliente.


Dica Importante: Tenha seu foco em solucionar problemas reais do mercado, em oferecer itens como conveniência, comodidade, experiência e possibilidades para seus clientes. Para criar uma solução assertiva, primeiro encontre o problema.


FAÇA

De nada adianta ter a ideia de R$1 Bilhão de dólares se ela ficar apenas no campo dos sonhos! Muitos empreendedores vivem na expectativa do momento perfeito para tirar a ideia do papel, aguardando que os planetas se alinhem, que o universo conspire a favor, e exista tudo do melhor para o negócio acontecer sem qualquer tipo de desafios ou obstáculo. O problema deste conceito é que não existe “cenário perfeito”, e acima de tudo, o papel, Excel ou Power Point sempre aceita tudo o que você coloca ali.


Entenda que erros, frustrações e possíveis fracassos fazem parte da jornada empreendedora, mas que eles só serão conhecidos se você decididamente parar de adiar sua ação. Se você quer empreender como influenciador digital, por exemplo, não espere ter a melhor câmera, o melhor cenário, ou o melhor texto... APENAS FAÇA!!! Pense em como implementar seu modelo em mvp, e vá aprendendo com as experiências conquistadas até conseguir implementar tudo do jeito que você sempre desejou. Não perca mais tempo, comece a colocar sua ideia no papel, e pensar no que você precisa para tira-la de lá no menor tempo possível, e da forma mais pratica.

Aprenda com os erros, evolua como empreendedor, e faça da sua jornada um eterno aprendizado rumo ao sucesso.



SOBRE A OLÍMPIO BUSINESS CONSULTANCY

A Olímpio Business Consultancy nasceu de uma equilibrada combinação de conhecimentos, metodologias, experiências e percepções que nos permitem coletar e analisar informações de Inteligência de Mercado para a geração de valiosos insights sobre produtos e consumidores dos mais diversos nichos de mercado, sempre com foco na criação de soluções estratégicas personalizadas nas áreas de Marketing e Negócios para a maximização de resultados em todos os âmbitos da sua empresa.


​Atuamos para identificar cenários, destacar oportunidades de crescimento, e traçar estratégias claras e objetivas para levar sua empresa ao próximo nível.


Mais do que um olhar de fora, somos uma extensão da sua empresa, oferecendo soluções estratégicas personalizadas como foco total no crescimento do seu negócio, independentemente de seu porte, segmento de atuação ou status, permitindo a construção de sólido legado de conhecimento e oportunidades para o seu crescimento economicamente sustentável.

Projetos Exclusivos para transformar conhecimento e experiência em resultados para o seu negócio

(11)97972-6590

novosnegocios.olimpio@gmail.com



Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com