• redacaosmartbusine

Dica de Livro: Economia Criativa na Prática


Livro Economia Criativa na Pratica de Alvaro Guillermo

Arquiteto e designer renomado, Álvaro Guillermo, expõe a importância da Economia Criativa em seu novo livro que retrata experiências, cases de sucesso, e reflexões sobre o novo mundo dos negócios.



Para sair da crise que vivemos atualmente, e de todas as outras que ainda enfrentaremos, precisamos ser criativos. Precisamos ressignificar, precisamos de novos signos, precisamos de De+Sign, design. E isso precisa ser feito agora. A importância de se reinventar e como o design ajuda nisso deram origem ao livro “Economia criativa na prática: Design&Consumo colaborativo” do arquiteto e designer Alvaro Guillermo, lançado no final de 2021.


O livro reúne fatos nacionais e internacionais, presenciados e outros criados por Alvaro, aproximando o leitor aos diversos conceitos que podem manter a economia ativa com o fator potencial para se conseguir algo novo com criatividade. Em 215 páginas, o autor repensa o papel fundamental da economia criativa como fonte de riqueza Brasileira, despertando a inovação sob o olhar de quem empreende, e olhando sempre para o futuro.


Como pesquisador e professor de pós-graduação, o autor apresenta também neste livro uma grande bibliografia sobre os conceitos abordados, atrelando a teoria à prática.

Curiosamente, este livro teve a impressão adiada alguns meses devido à Pandemia da Covid-19 e, mesmo logo após do vírus atingir o Brasil, Alvaro resolveu dar sequência ao projeto, pois percebeu o quanto a quarentena imposta deu às pessoas a oportunidade de refletir sobre diversos temas que são apresentados na obra. “Entendo agora que esta pandemia acelerou muitas mudanças que já estavam em andamento e que apresento neste livro, como a valorização da nossa casa, como um refúgio sagrado de preservação de nossas identidades; a importância de se reinventar, de ressignificar o que fazemos, de buscar o significado de nossas vidas e como design ajuda nisso.”, enfatiza o autor.



OPINIÃO SMART BUSINESS SOBRE: Economia Criativa na Pratica

Nossa equipe teve a oportunidade e honra de estar presente no evento que marcou o lançamento do livro Economia Criativa na Prática, de Alvaro Guillermo. Mais do que isso, pudemos bater um papo especial com o autor que nos apresentou mais detalhes sobre o livro e conceitos da Economia Criativa na Pratica.


Em nosso bate papo, o autor conta que o livro foi escrito em 3 partes:


- Teoria: Apresenta o tema na visão de vários teóricos de áreas como história, sociologia, gestão de negócios, entre outros segmentos criativos que já há muito tempo vem destacando este importante assunto como referência para os negócios e modelo de consumo do futuro.

- Na prática: Um apanhado de cases de sucesso e experiências próprias onde o autor retrata momentos em que foi possível colocar a economia em ação por meio de estratégias com foco em negócios criativos. Nesta etapa podemos refletir sobre várias inovações que foram implantadas no Brasil e no Mundo, e que até hoje trazem resultados em várias áreas como emprego, geração de renda, turismo, entre outros.

- Tendências: Apontamentos do autor sobre coisas que o mundo está desenvolvendo, principalmente com foco em temas relacionados a sustentabilidade, consumo consciente, oceanos, relação com a vida, entre outros.


Com uma linguagem simples e acessível a todos os públicos, Alvaro conseguiu apresentar ao leitor reflexões e conceitos de alguns dos maiores pensadores e filósofos da humanidade, mantendo uma leitura leve, dinâmica, e extremamente agregadora de conhecimentos teóricos e práticos. A cada trecho do livro podemos compreender melhor o conceito por trás da Economia Criativa, e como ela tem moldado nossa sociedade ao longo dos anos.


Com reflexões e cases bem elaborados sobre diversos momentos da sociedade e consumo brasileiro e internacional, o livro nos proporciona a oportunidade única de entender melhor sobre processos de produção, indo desde a era da industrialização, até os dias de hoje onde discutimos com cada vez mais intensidade termos como consumo consciente, slow fashion, produção artesanal, etc. Um trecho que considero um dos mais importantes e contundentes da leitura, fala sobre o desenvolvimento da região do ABC paulista, que viveu seu auge durante a industrialização, principalmente no ramo automotivo, e que posteriormente viu na economia criativa, mais especificamente no design e produção de móveis uma alternativa para se manter como uma das regiões mais economicamente ativas do Brasil, além de ser uma referência na confecção moveleira nacional e internacional.


O livro é sem dúvida alguma uma leitura valiosa não apenas para profissionais ligados ao mercado criativo, mas a todo o profissional, e principalmente empreendedor que sente que seu negócio está estagnado, e precisa urgentemente de uma estratégia para ressignificar não apenas seu trabalho, mas também sua vida como um todo. Ao longo da leitura, os diversos cases e analises nos proporciona uma profunda reflexão sobre como podemos inovar e sair da zona de conforto.


Como está escrito na contracapa do livro: “O mundo ficou hipercomplexo, tudo muda a todo momento, por isso devemos estar preparados para o inesperado e a criatividade é o fator potencial para conseguir algo novo, e quando este novo está inserido na economia gera empregos e ativa o mercado local. Devemos compreender consumo como uma disciplina focada no ser humano e junto com o design nos orientar a um futuro sustentável. Onde a desmaterialização, o pensamento não linear e o crescimento exponencial, ligados à tecnologia digital, trazem uma nova forma de compreender nossas vidas”.


Outro ponto importante destacado pelo autor ao longo do livro está ligado ao poder da colaboração, segundo Alvaro: “A colaboração passa a ser o melhor método para encontrar os melhores resultados, ter uma vida de coexistência com as diversidades, amplificando o engajamento para gerar impacto social positivo”, afirma o autor no livro.


Em resumo, o livro trata de um assunto até então abstrato e relativamente complexo de uma forma acessível, dinâmica, coerente, e acima de tudo, fundamental para todos nós que estamos em busca de novos caminhos, de ressignificação, e sentidos em nossas vidas e negócios no pós pandemia. Uma leitura extremamente necessária e valiosa para todos nós que empreendemos, trabalhamos, e coexistimos em uma sociedade cada vez mais diversificada e complexa.


O livro está disponível para venda através do site da Demais Editora www.demaiseditora.com.br ou pelo Instragram @demaiseditora.

Sobre Alvaro Guillermo

Diretor da agência Mais Grupo, especializada em estratégias criativas de marcas (branding) e consumo desde 1982. Arquiteto e Designer, Mestre em Arte, Educação e História da Cultura. Especialista e pesquisador em consumo de Design. Professor de pós-graduação dos cursos Ciências do Consumo e Design Estratégico, da ESPM SP.


Autor de livros Design: do virtual ao digital e Branding: Design e Estratégias de Marcas.

Consultor do Programa Brasileiro de Design e de diversos programas regionais de Design. Criou e é gestor de diversos Clubes de negócios nas áreas de design de interiores e construção. Coordena visitas técnicas nacionais e internacionais com grupos de negócios e empresários.


Curador de diversas mostras e exposições nacionais e internacionais.

Prêmios de destaque: Bienal Brasileira de Design, Museu da Casa Brasileira, Gift Fair, Rede Globo de Cultura, Mário Covas do governo do Estado de São Paulo e recentemente IF Design na categoria Social Impact Prize 2018, e 1º lugar 7º Prêmio Objeto Brasileiro,2020,do Museu A Casa,Categoria Ação Socioambiental.

Fez parte de júris de vários prêmios e concursos. Realizou inúmeras conferências no Brasil e internacionais (Argentina, Chile, Cuba, México, Espanha, Itália).

Blog: www.maisgrupo.com.br/alvaro


O livro está disponível para venda através do site da Demais Editora www.demaiseditora.com.br ou pelo Instragram @demaiseditora.



Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com