• redacaosmartbusine

Dica de Livro: Empreenda Agora


Dica de Livro: Empreenda Agora

Livro chega ao público para ajudar novos empreendedores a terem um inicio mais seguro e bem sucedido, começando pelo o que já conhecem.




Todo mundo é iniciante quando vai começar algo novo. Essa é a premissa de Fábio Rodrigues em seu mais recente livro, “Empreenda Agora”, voltado a ajudar empreendedores de primeira viagem a tirarem uma ideia do papel e abrirem um negócio sustentável e bem sucedido.


Neste livro, o autor ressalta de forma direta e sincera sobre a importância da área de conforto nessa jornada: ou seja, se aventurar por uma área com a qual o empreendedor já tem familiaridade, priorizando nessa primeira etapa “aprender a empreender”. “A geste erra muito no começo, é natural, mas com prática e estudo, rapidamente dominamos um oficio. Para garantir que o negócio dê certo durante esse processo de aprendizagem, é necessário partir de um lugar de conforto, enfrentando um desafio por vez”, resume o autor. Segundo ele, a “área de conforto” é uma atividade que a pessoa já domina e conhece muito bem. Algo sobre o que é capaz de conversar com qualquer pessoa. Pode ser um emprego que teve, um hobby ou até algo que sempre lhe renda elogios.


Para ajudar os leitores, Fábio traz um passo a passo sobre como se preparar para abrir uma empresa, começando justamente por identificar as atividades de maior afeito, para depois analisar as oportunidades na área. Compartilhando um pouco de sua vasta experiência, o autor mostra que quando somos capazes de reconhecer nossos talentos, empreender se torna um caminho. O volume conta ainda com prefácio de Caito Maia, fundador da Chilli Beans.


Este é o segundo livro de Fábio Rodrigues dedicado a novos empreendedores: em 2019, ele lançou “Na dúvida, não empreenda!”, em que reforçava a necessidade de conhecimento e bons motivos para se aventurar pelo mundo do negócio próprio.


Em Empreenda Agora!, Fábio Rodrigues ensina como começar a empreender (hoje mesmo), identificando oportunidades de negócios dentro das suas áreas de conforto, o que torna esse inicio mais seguro, rápido e com maior probabilidade de sucesso. Com conteúdos reais e reflexões sinceras, o autor mostra que quando somos capazes de identificar nossos talentos, empreender é a saída.

No livro você vai aprender a:

· Identificar as suas áreas de conforto

· Desenvolver ideias de negócios a partir de dores

· Começar pequeno, rápido e evoluir aos poucos

· Estruturar e alavancar o seu modelo de negócios

· Reconhecer quais são as razões certas para empreender

· Dar, imediatamente, o primeiro passo para tirar o seu projeto do papel.




OPINIÃO DO EDITOR

NÃO EMPREENDA ANTES DE LER ESTE LIVRO!!!


Esta é com certeza a melhor sugestão que eu posso lhe dar neste breve editorial de indicação de leitura do livro “Empreenda Agora”.


Como o próprio autor fez questão de destacar na página 156 de seu livro: “Não escrevi este livro para pessoas experientes e que já estão acostumadas com as dificuldades do empreendedorismo. Escrevi para ajudar pessoas iniciantes, como você, a finalmente tirar o projeto do campo das ideias. Portanto para começar, você só precisa encontrar uma solução que resolva um problema de várias pessoas perto de você e nas condições que você possui hoje”.


Com uma linguagem simples, dinâmica, e sem aquele monte de termos técnicos em inglês que só dificultam o entendimento da maioria dos leitores, “Empreenda Agora” representa um rompimento com a glamorização do empreendedorismo, atuando principalmente para quebrar o paradigma de que só é possível empreender quando você tem uma grande e inovadora ideia. Na verdade, o livro busca exatamente o contraponto deste argumento, mostrando ao leitor que para se empreender, nem sempre é preciso ter a ideia de 1 Bilhão de dólares e criar algo completamente revolucionário que ninguém esteja fazendo. Ao invés de perder tempo e energia procurando por essa ideia reluzente, o autor defende que os aspirantes a empreendedores devam se concentrar em suas “áreas de conforto”, ou seja, situações e modelos que lhe ofereçam mais tranquilidade de desenvolvimento, devido à experiência anterior na área. Atuando em algo que já se tem familiaridade, o empreendedor estará mais próximo de encontrar oportunidades de mercado, possivelmente melhorando algo que já existe para sanar uma nova dor do consumidor.


Vale ressaltar que “Empreenda Agora” não faz uma critica a inovação, muito pelo contrário, o livro busca simplificar o processo de transformação de uma ideia em modelo de negócio, apresentando um guia prático, direto e leve para ajudar aspirantes a empreendedores a iniciar sua jornada no mundo do negócio próprio. Recheado de histórias e experiências reais do autor, o livro é uma valiosa oportunidade de reflexão sobre os sucessos, fracassos, solidão (fato mais comum entre os empreendedores), inseguranças, dúvidas, angústias, sonhos e por que não, conquistas que fazem parte do dia a dia de quem é o dono do próprio negócio.


Concluindo, “Empreenda Agora” é um livro de verdade, real, que simplifica a imagem de ter o próprio negócio, e provoca reflexões, ideias, sentimentos, e muita informação e inspiração para a jornada empreendedora... O meu tipo de livro!


Um último comentário: Confesso que chorei no prefácio do Caito Maia!



SOBRE O AUTOR

Fábio Rodrigues é apaixonado por pessoas e pelo propósito de ajudar a transformar vidas a partir do empreendedorismo. Ele é fundador da U5 Marketing – Designer as a Service, escritor e palestrante, doutorando em gestão e mestre em Ciências Empresariais pela Universidade de Lisboa (ISEG), pós graduado em Marketing de Serviços pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Administrador de Empresas pela Universidade de Brasília (UNB).


Executivo de grandes multinacionais por mais de 11 anos, “saiu para empreender” em 2010, fundou quatro negócios e hoje comanda uma sólida empresa com atuação no Brasil e em Portugal. Mas como todos os empreendedores, continua sentindo frio na barriga. Certo de que empreender é uma atividade desafiadora, Fábio aposta em livros, palestras e mentorias para ajudar a todos que possuem a necessidade e o sonho de iniciar um negócio rapidamente.



Fonte: Redação Smart Business

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com