• redacaosmartbusine

Dica de Livro: Gestão para Empreendedores


Dica de Livro: Gestão para Empreendedores

Novo livro de Antônio Carlos Lino procura mostrar os caminhos que todo empresário precisa seguir para não entrar nas estatísticas de falência de empresas.




Autor de três livros voltados a gestão das agências de propaganda, Antônio Lino Pinto decidiu dedicar o novo livro, “Gestão para Empreendedores”, às mais de cinco milhões de empresas, optantes pelo Simples Nacional, cujos empresários lidam diariamente com o desafio de manter a atividade, sendo que parte deles desconhece até mesmo questões básicas da gestão, o que, ao final, pode inviabilizar a continuidade do negócio ou garantir seu sucesso.


Em tom de conversa com os leitores, em uma linguagem simples e de fácil compreensão, o autor analisa os principais aspectos que devem ser considerados na administração do negócio, como o papel dos sócios na gestão, velocidade na entrega do produto como fator que pode ampliar o lucro, a necessidade de ter um planejamento do negócio para aprimoramento do serviço ou produto e a retenção de clientes, recomendações sobre como elaborar um orçamento, fluxo de caixa ou lidar com questões relacionadas à gestão de pessoas, incluindo o modelo home.


No livro, o autor aponta casos de empresas que só se mantiveram por dois meses, por falta de um planejamento e ou mesmo da “conta de padaria”.


As recomendações feitas por Antônio Carlos Lino, ao longo do livro, valem para negócios de todos os tipos e tamanhos, com faturamento de 100 mil ou 100 milhões: uma empresa de tecnologia ou um salão de cabeleireiro, uma revendedora de automóveis, ou um restaurante, um escritório de advocacia ou uma rede de lojas.

Os conceitos básicos sobre gestão aplicam-se a qualquer tipo de empresa, o que muda é a apenas a complexidade, dependendo do tamanho e da atividade de cada uma”, afirma o autor.


É aconselhável repensar o negócio a cada três anos, inclusive avaliar até a possibilidade de começar do zero, achar novos caminhos para a empresa se manter ativa, rentável e valorizada”, completa, Antônio Carlos Lino.



OPINIÃO DO EDITOR

Se você faz parte daquele grupo de empreendedores leitores que está em busca de fórmulas mágicas para o sucesso no mundo dos negócios, sinto lhe informar, mas, “Gestão para Empreendedores” NÃO foi feito para você.


Diferentemente do que a grande maioria dos lançamentos editoriais tem proposto atualmente, “Gestão para Empreendedores” é um livro de receitas práticas para o dia a dia dos negócios, sem aquela baboseira clichê de: acorde as 05:30hs, comece o dia fazendo yoga, e acredite em você mesmo.


No livro, o autor, acertadamente na humilde opinião deste editor, traz em sua essência uma abordagem direta sobre pontos que são cruciais para o sucesso ou fracasso dos negócios, mas que geralmente são colocados em segundo ou terceiro plano pela maioria dos empreendedores brasileiros.


Assuntos como gestão, administração, finanças, tributação e KPIs, são sempre erroneamente encarados como algo necessário apenas para grandes corporações com algumas centenas de funcionários e múltiplos processos na linha de produção, porém, o que o autor nos traz neste livro é uma reflexão sobre a importância destes temas na gestão de todas as empresas, inclusive aquelas compostas por apenas 1 pessoa.


Mesmo tratando de assuntos relativamente complexos, como margens de lucro, impostos, taxas, indicadores, rentabilidade, entre outros, o livro apresenta uma dinâmica de fácil leitura e interpretação, até mesmo para aqueles que não possuem qualquer familiaridade com os assuntos abordados.


Além das dicas práticas que o autor detalha com perfeição ao longo dos capítulos, como por exemplo, explicando como fazer as contas para identificar lucros, prejuízos, e enfim se vale apena investir em um novo negócio, o livro ainda é repleto de importantes reflexões sobre o atual ambiente de negócios pós pandemia, estudos de caso, análises com argumentos criativos, e principalmente, toda a experiência de uma das maiores referências em gestão e administração de negócios do Brasil.


Em resumo, o livro reforça a importância de uma boa gestão administrativa e financeira, principalmente com a contratação de consultorias e escritórios de contabilidade que possam desenvolver ferramentas de análises, geração de KPIs e fluxos financeiros. Também destaca sobre a importância do DRE, fluxo de caixa, planejamento de custos e receitas, entre outras ferramentas essenciais para uma boa gestão do negócio, independente de seu porte ou segmento.


O livro conta com um capítulo inteiro sobre tributação e impostos, assunto que com certeza parece chato e desnecessário para a maioria dos empreendedores, mas que com a leitura se mostra fundamental para entendermos a lógica das tributações, e sobre como podemos ter menos problemas nesse campo ao adotar a estratégia adequada para o nosso modelo de negócio.


Mesmo não sendo um livro dedicado a estratégias de marketing e vendas, como o próprio escritor faz questão de destacar, “Gestão para Empreendedores” apresenta valiosos insights sobre Experiência do cliente, atendimento, digitalização dos negócios e fidelização, o que torna o livro ainda mais especial.


Uma dica: Se você está em busca da fórmula mágica do sucesso, acredito que existem livros de autoajuda e motivacionais que podem te servir melhor, mas se você quer entender o que leva uma empresa a fracassar, realidade entre a maioria dos negócios brasileiros, com certeza alguns dos segredos passam pelas páginas deste livro.

Considero “Gestão para Empreendedores” um livro essencial para ajudar empreendedores diante dos maiores desafios dos negócios, a gestão do dia a dia! Não deixe de ler...



Fonte: Redação Smart Business

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com