• redacaosmartbusine

Dica de Livro: O Líder de A a Z


livro o Líder de A a Z

Com pequenas pílulas de ensinamentos e cases corporativos, especialista em liderança ensina os atributos de A a Z que todo líder deve ter nos dias atuais.




As rápidas mudanças, tanto nas comunicações como no ambiente empresarial, requerem indivíduos preparados para lidar com as situações mais variadas e que saibam se posicionar em um mercado globalizado. Mas como conseguir acompanhar e até se antecipar a fatos em ambientes tão voláteis?


Apesar de não existir receita pronta, há algumas atitudes e certas mentalidades que podem ajudar a se tornar uma liderança mais preparada e competitiva para vencer na era da informação.


Em “O Líder de A a Z”, livro que Marcelo Simonato, especialista referência em liderança e gestão de pessoas, acaba de lançar, o escritor aponta alguns caminhos e direções, indicadas pelas 26 letras do alfabeto, apresentando os principais conceitos sobre liderança moderna, de acordo com cada letra, embasando cada capítulo com exemplo de líderes, cases corporativos, histórias reais e citações de outros autores renomados.


Em de A a Z, o autor passeia por pequenas pílulas de ensinamentos, algumas doses de motivação, e muitas experiências de mercado que oferecem ao leitor as ferramentas necessárias para ter mais ânimo e conseguir avançar em uma época tão incerta. As letras do alfabeto, a cada capítulo, constroem palavras que significam características encontradas em grandes líderes contemporâneos, contam histórias reais e apontam meios viáveis para alcançar seus objetivos.


Com uma linguagem fácil e clara, a obra apresenta vários exemplos para o leitor fazer as conexões com seu dia a dia e propõe ainda uma reflexão sobre qual estágio de liderança estamos e aonde queremos chegar. Segundo Marcelo Simonato, o leitor conseguirá colocar em prática todos os atributos e qualidades de cada capítulo.


Parafraseando Ronald Regan: “O maior líder é aquele que leva as pessoas a fazer coisas grandiosas, porque as impulsiona”. E para o autor, “um verdadeiro líder é seguido por uma equipe por livre e espontânea vontade, pois enxergam nele inteligência, confiança e ousadia”.


Leitura obrigatória para atuais e futuros líderes, a obra lançada pela Literare Books International é uma verdadeira bússola para quem quer liderar na prática e de forma humanizado nos dias de hoje.






OPINIÃO DO EDITOR

Um livro atemporal e que supera nossas expectativas como uma espécie de manual não apenas para novos líderes corporativos ou executivos de alto escalão, mas para todos aqueles que de alguma forma representam lideranças, seja no trabalho, família, amigos, e principalmente que precisam liderar a si mesmos, controlando decisões e comportamentos de maneira mais assertiva.


O Líder de A a Z” traz ao leitor valiosos ensinamentos, experiências e reflexões que nos ajudam a compreender melhor o papel do verdadeiro líder, e também, romper com muitos estereótipos e paradigmas que criamos a respeito deste “cargo”. Por exemplo, em certo trecho do livro, o editor comenta sobre a imagem que muitos líderes temem, o papel de “líder bonzinho”. “Em virtude de minha experiência, vejo que muitas pessoas confundem ser bom com ser bobo, ou seja, acreditam que qualquer pessoa que realize boas ações para os demais é uma pessoa boba, que perde seu tempo com os outros em vez de olhar para seu próprio umbigo. O líder bondoso é aquele que também busca... Essa é outra característica do líder de A a Z, ele busca conhecimento, atingir as metas estipuladas, motivar a equipe, melhorias, aprimoramento, desenvolvimento e evolução”, finaliza o escritor.


Em outro trecho do livro, Marcelo Simonato faz uma menção a John Maxwell para exemplificar o verdadeiro papel do líder: “Um bom líder é que aquele que leva um pouco mais do que sua parte devida de culpa pelos fracassos e um pouco menos do que a sua parte do crédito pelo sucesso”, menciona.


Com uma série de citações históricas de grandes líderes de todos os tempos, indo desde a bíblia até os tempos atuais, o “Líder de A a Z” nos ensina características fundamentais a todo bom líder que deseja mais do que apontar caminhos e tomar decisões, mas acima de tudo, motivar seus liderados, agregar conhecimentos, e construir melhores profissionais com base em respeito, ética, empatia, e honestidade.


Foi se o tempo em que respeito era sinônimo de medo, inclusive, líderes com este perfil ditatorial estão com cada vez menos espaço no mercado, abrindo espaço para lideranças mais colaborativas, humanizadas e inteligentes. Em outro trecho do livro, Marcelo destaca uma fala de Jim Rohn: “O desafio da liderança é ser forte, mas não rude, ser gentil, mas não fraco, ser ousado, mas não um valentão, ser humilde, mas não tímido, ser orgulhoso, mas não arrogante”, finaliza.


Com tantos desafios na jornada dos novos líderes, o “Líder de A a Z” representa um guia didático recheado de dicas valiosas e ações praticas que podemos implantar no dia a dia de nossas vidas. Sem dúvidas trata-se de uma leitura obrigatória não apenas para empreendedores ou executivos, mas para todos aqueles que desejam conhecer mais afundo as características essenciais aos líderes dos novos tempos, onde a velocidade da informação e o poder dos relacionamentos fazem das relações pessoais e profissionais um caminho cada vez mais desafiador e repleto de obstáculos.


Fica aqui a dica do Editor sobre uma Leitura poderosa sobre um tema que muitos se propõem a discutir, mas poucos apresentam tanta referência e solidez como Marcelo Simonato em “O Líder de A a Z”.

Sobre o autor Marcelo Simonato - Executivo, escritor e palestrante, sendo especialista em Liderança e Gestão de Pessoas. Atua com treinamentos e palestras em todo território nacional. Graduado em Administração de Empresas e Comércio Exterior pela Universidade Paulista, possui Pós-graduação em Finanças Empresarias pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Gestão Empresarial pela Lassale University na Philadelphia. Possui mais de 25 anos de experiência profissional tendo atuado em grandes empresas nacionais e multinacionais em cargos de liderança. Atualmente é diretor financeiro em uma multinacional espanhola em São Paulo. É professor convidado na Universidade Mackenzie e facilitador formado pelo Instituto Haggai Internacional na área de liderança. Tem como propósito levar conhecimento e informação de qualidade baseada em sua experiência profissional e acadêmica, deixando assim uma marca de motivação e transformação por onde passa. Coordenador editorial dos livros “Segredos de alto impacto”, “O poder do óbvio” e “Liderando juntos”. Autor dos livros “Pilares do sucesso profissional” e “O líder de A a Z”.





Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com