Dica de Livro: O Poder do Equity – João Kepler


Dica de Livro: O Poder do Equity – João Kepler

Livro escrito por um dos maiores investidores-anjo do Brasil é a bíblia para quem busca compreender a lógica por trás dos investimentos em startups.



Você já ouviu falar em Equity?


Para aqueles que ainda não estão familiarizados com o termo que tem se tornado cada vez mais popular entre empreendedores, o Equity é a participação acionária em negócios.


Apesar de ser um quesito presente em todos os negócios, nem sempre os empresários pensam sobre isso quando vão abrir uma empresa. Na grande maioria dos casos, os empreendedores estão com foco em outros termos como: margem, ganhos, trabalhador/hora, lucro, pró-labore, distribuição de dividendos aos sócios, etc. Para João Kepler, um dos maiores investidores-anjo do Brasil, e autor do livro “O Poder do Equity”, não há nada de errado em relação a isso, mas quase sempre o fazem sem uma estratégia para geração de valor futuro, dispara o autor logo na abertura do livro, como forma de provocar o leitor.


Segundo Thiago Nigro (O Primo Rico), que assina o prefácio e também é investidor-anjo, a obra é um verdadeiro “catalizador para a mudança de mindset” ao leitor que estiver acostumado com uma mentalidade tradicional sobre investimento. Logo nos primeiros capítulos, João Kepler explica o quanto é necessário que o empresário, o empreendedor e o investidor tenham pensamento e estratégia visando o longo prazo – o que no livro se trata da mentalidade equity, detalhada ao longo de todo o conteúdo. A ideia de “O Poder do Equity” é a “riqueza invisível” que existe nos negócios e na Nova Economia, e que poucos conseguem entender e aplicar.


No livro, é possível aprender que investir requer mais do que simplesmente ter o dinheiro para colocar onde se acredita que obterá melhores dividendos. Tem a ver com dedicação, compreensão do mercado e das suas próprias limitações, bem como o peso e as consequências das suas escolhas. “Não pense que se um investidor se destaca mais do que outros, ele teve ‘sorte’. Certamente ele se preparou e, além de entender todo o racional que envolve cada escolha, manteve-se inabalável entre os altos e baixos justamente por entender e praticar a mentalidade equity”, defende o autor.


Para se tornar investidor-anjo e fazer parte, de maneira ativa, do ecossistema empreendedor, é preciso, antes de tudo, preparação e conhecimento. E é a isto que os leitores terão acesso ao longo dos capítulos: um compilado de experiências, aprendizados e muitos acertos nesse caminho. “O livro é uma coletânea de experiências adquiridas nos últimos 12 anos fazendo investimento em Startups. Uma ferramenta muito importante para quem deseja ter mentalidade equity. É voltado para quem busca compreender a Nova Economia e a lógica por trás dos investimentos em startups”, detalha o autor.


Visionário, João Kepler é fundamental no ecossistema brasileiro de startups e empreendedorismo. Seu papel tem sido essencial no desenvolvimento desse setor não só pela própria atuação enquanto investidor-anjo, mas também por popularizar esse tipo de atividade. Para ele, mudar a atual mentalidade, ou até mesmo definir uma a partir de agora, significa que o leitor passará a adotar um conjunto de manifestações de ordem mental (crenças, maneira de pensar, disciplina, ética e transparência) que caracterizam uma coletividade, uma classe de pessoas que compartilham dos mesmos interesses e foco e acabam, por vezes, adotando uma mesma postura que pode ser facilmente identificada nos vencedores.


E é essa identificação, esse sentimento de pertencimento, que eu espero que os leitores sintam, a ponto de entender que, a partir de agora, passa a fazer parte do grupo de pessoas que já entenderam o poder da mentalidade equity e estão utilizando todo esse conhecimento a seu favor, no mercado e na vida”, conclui o autor.



Confira os principais pontos apresentados no livro:

  • Como ter mentalidade equity?

  • Como entender a Nova Economia?

  • Como investir em negócios escaláveis?

  • Como se tornar um investidor-anjo?

  • Como calcular o valuation?

  • Como diversificar o portfólio de investimentos?

  • Como calcular e ter retornos acima da média de mercado?

  • Como mitigar riscos?

  • Como avaliar startups?

  • Onde encontrar startups nas quais investir?

  • Como escolher em que investir?

  • O que perguntar antes de investir?

  • Quais são os documentos e os cuidados para se resguardar e começar a investir?

  • Como fazer gestão de portfólio?

  • Como funciona a governança de empresas ágeis?


São as respostas para as questões acima, que vão mostrar que é possível começar a investir em startups com pouquíssimo dinheiro. Em suma, a obra é um guia completo elaborado por um dos investidores mais experientes do país, que vai ajudar o leitor a mudar completamente sua forma de investir e ganhar dinheiro. Ingredientes que, certamente, farão com que a obra caia no gosto do brasileiro que sonha em ser mais que um investidor. Investir em negócios inovadores, escaláveis, e exponenciais para se tornar um investidor-anjo.




João Kepler autor do Livro O Poder do Equity

OPINIÃO SMART BUSINESS SOBRE “O PODER DO EQUITY”

Se você é empreendedor, investidor-anjo, ou deseja entrar no universo de investimentos em startups, “O Poder do Equity” foi feito para você. O livro está longe de ser mais um daqueles títulos que te cativa como relacionado a empreendedorismo, mas que no final das contas é apenas mais um livro de autoajuda e motivacional que você encontra facilmente nas gondolas dos supermercados. Muito pelo contrário, o “O Poder do Equity” trata-se de um verdadeiro manual de negócios, e como todo que se presa, oferece uma grande variedade de termos técnicos, estudos de casos, estratégias de negócios, abordagens, documentos, experiências, e cases que fizeram parte da carreira de João Kepler.


Mais do que apresentar capítulos com conteúdos valiosos, estratégias, dicas, e experiências poderosas sobre a trajetória de João Kepler, “O Poder do Equity” nos oferece a oportunidade única (para a maioria de nós) de mergulharmos a fundo no mundo das startups, conhecendo o dia a dia das negociações que envolvem alguns milhares de reais, além de entendermos a rotina de construção de negócios escaláveis, e acima de tudo, compreender a lógica e dinâmica existente naqueles que aplicam a mentalidade equity na construção e gestão dos seus negócios.


Para aqueles que ainda não estão familiarizados com o ecossistema das startups, “O Poder do Equity” pode até parecer uma leitura um tanto quanto técnica e dirigida apenas para quem já é um investidor-anjo com larga experiência de mercado. Porém, mesmo diante de termos e cenários lidados com grande especificidade em determinados trechos do livro, o autor garante ao leitor uma experiência de amplo entendimento sobre todos os assuntos, pontos e termos destacados no livro. Além disso, no final do livro, o autor preparou um super glossário de “Startupês”, detalhando o significado detalhado dos principais termos apresentados durante todo o livro.


Diferente de muitos livros de empreendedorismo que chegam ao mercado com promessas de valioso conteúdo, e no final das contas são apenas reflexões e textos motivacionais polvilhados com termos técnicos para parecer mais inteligente, o “Poder do Equity” trata-se literalmente de uma bíblia com experiências e aprendizado enriquecedor para todos aqueles que empreendem ou desejam se tornar investidor-anjo.


Se você quer saber mais sobre a mentalidade equity e principalmente sobre como começar a investir em startups, ainda que você acredite não ter capital financeiro suficiente para isso, “O Poder do Equity” com certeza te ajudará a compreender melhor o ecossistema empreendedor de forma mais ampla e qualificada, além de conhecer os detalhes e procedimentos das negociações, modelos de documentos utilizados, histórias de investimentos bem e mal sucedidos, e acima de tudo, identificar grandes oportunidades que podem estar ao seu lado neste exato momento.


Como o próprio autor escreveu em uma das páginas do livro: “As empresas que farão sucesso daqui a cinco, dez ou vinte anos estão sendo criadas hoje”!


E aí, quer saber sobre como incorporar a mentalidade equity ao seu negócio?


Fica aqui nossa dica para uma excelente leitura!


SAIBA MAIS

Título: O Poder do Equity

Subtítulo: Como investir em negócios inovadores, escaláveis e exponenciais e se tornar um investidor-anjo

Páginas: 192

Preço de capa: R$49,90

Autor: João Kepler

Gênero: Negócios/Investimentos

Disponível para compra em: https://www.livrariavanguarda.com.br/produto/poder-do-equity-o-188325




SOBRE JOÃO KEPLER João Kepler é escritor, anjo-investidor, conferencista, apresentador de TV, podcaster e pai de empreendedores. Especialista na relação empreendedor-investidor, foi premiado 4 vezes como o Melhor Anjo-Investidor do Brasil pelo Startup Awards. É CEO da Bossanova Investimentos, que realizou mais de 750 investimentos em startups nos últimos 4 anos. O empresário está conectado com o que há de mais inovador no mundo dos negócios e por isso é conselheiro de várias empresas e entidades. Autor de 7 livros, sendo dois bestsellers: "Smart Money" e "Gestão Ágil”.



João Kepler nas redes: Instagram LinkedIn Site


Fonte: Redação Smart Business



Curtiu nossa matéria?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos mais conteúdos especiais!

Quer falar com a gente?

redacao.smartbusiness@gmail.com