• redacaosmartbusine

FEICON 2022 registra recordes e aquece mercado da Construção Civil


FEICON 2022 registra recordes e aquece mercado da Construção Civil

Com mais de 80 mil visitantes, maior evento do setor na América Latina destacou as transformações que estão remodelando o mercado e as tendências para os próximos anos.



Varejistas, atacadistas e distribuidores de materiais de construção, engenheiros, construtores, arquitetos e demais profissionais da construção civil puderam conferir as transformações que estão modernizando toda a cadeia construtiva na FEICON, que conectou especialistas, empresas e soluções para promover uma jornada completa de negócios, relacionamento e atualização.


Realizada entre os dias 29 de março e 01 de abril, no pavilhão do São Paulo Expo, a 26 ª edição da feira abriu o calendário dos eventos de negócios do setor no Brasil, com grande adesão do público e interesse do mercado nas oportunidades apresentadas, que possibilitarão projetos cada vez mais eficientes, sustentáveis e econômicos.



NÚMEROS RECORDES NA EDIÇÃO 2022

O evento recebeu mais de 80 mil visitantes, que puderam acompanhar as novidades exibidas por mais de 700 marcas e participar de experiências que contemplavam diversos temas da cadeia da construção e revenda de materiais. A programação de mais de 45 horas de conteúdo, contou com palestras de 88 speakers, incluindo especialistas, pesquisadores, gestores e representantes de grandes players do setor. A FEICON também alcançou feito inédito com relação à geração de leads, ao ser o evento que resultou em maior número de contatos para seus expositores entre todos os realizados pela RX (empresa organizadora e promotora da feira) no mundo.


CONTEÚDOS ESTRATÉGICOS E EXPERIÊNCIAS

A grade de palestras foi segmentada para atender aos diferentes interesses do público e traçar um panorama completo do atual cenário da construção civil, voltando-se principalmente à inovação, negócios e relacionamento, incluindo tendências como a indústria 4.0.


Realizado em parceria com a Inovatech Engenharia, o Núcleo de Conteúdo - Construção teve como foco novas tecnologias e sustentabilidade em palestras como: “Metaverso e digital twins na construção civil”, “Digitalização em novos negócios”, “ESG no canteiro de obras”, “Soluções para projetos modulares”, o “BIM e o ‘I’ da questão”. A Inovatech também foi responsável pela ROTA DE SUSTENTABILIDADE, atração promovida em conjunto com a FEICON, que apresentou soluções e produtos que atendem critérios socioambientais avaliados pela Fundação Vanzolini. A jornada destacou 15 soluções comprovadamente sustentáveis, que vão desde janelas antirruídos garantindo conforto térmico às mantas e pisos feitos de borracha reciclada.


Com curadoria do SINCOMAVI e da Grau 10 Editora, o Núcleo de Conteúdo – Atacado, Varejo e Distribuição promoveu apresentações que tiveram estratégias de mercado e a importância das lojas físicas e virtuais como temáticas, além de soluções em logística para facilitar a rotina de quem trabalha no comércio, como: “ A confiança como elemento chave na transformação digital”, “Logística Reversa – o papel da indústria, comércio e seus clientes”, Employer Branding + Pandemia + Digitalização” e “Exposição criativa – importantes iniciativas para atrair o consumidor”, entre outras.


Já a Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (ANAMACO) foi responsável, junto com a WE Business Experience, pelo Encontro VMC - o varejo em ação com apresentações como “O empoderamento digital do vendedor de loja”, “O que irá influenciar o brasileiro em 2022 e “Meet The CEO – líderes de empresas falam sobre as perspectivas e oportunidades do setor”, por exemplo. Além disso, durante este encontro, ocorreu o 4º Fórum de Mulheres no Matcon, que divulgou a pesquisa inédita “Mulheres da Construção Desafios e Oportunidades”, realizada entre os dias 7 e 18 de março, e destacou a ampliação da atuação feminina na área, onde 78% das entrevistadas relataram mais oportunidades de crescimento pessoal e profissional.


A 16ª edição do Simpósio SINCOMAVI, com curadoria do próprio sindicato em parceria com a FEICON, trouxe temas importantes para a cadeia produtiva incluindo “A centricidade do consumidor”, “O futuro da loja física: o fortalecimento do ponto de venda e suas transformações”, entre outras. O evento teve lotação extra, superando em 47% a previsão inicial de público.


Ampliando a jornada de experiências, a tradicional CASA CERÂMICA foi uma das atrações que mais chamaram a atenção do público ao disponibilizar no pavilhão uma residência de 45 m², padrão dos conjuntos habitacionais, com alvenaria estrutural inteligente, sustentável e de baixo custo. O espaço contou com recursos de realidades aumentada e virtual para garantir uma experiência imersiva.



NEGÓCIOS

Os números de fechamento mostraram que o evento favoreceu os negócios. A FEICON foi o primeiro evento de apresentação do ANAMACO Bank - banco digital, idealizado pela parceria da Anamaco com a Fortune One Group, grupo de empresas que compõem fundos nacionais e internacionais, para estimular os associados e parceiros dos lojistas de materiais da construção e contabilizou R$ 100 milhões em operações de crédito nos quatro dias de feira.




COMO FOI NOSSA VISITA A FEICON 2022

A FEICON é o principal evento voltado para o mercado de construção civil e arquitetura da América Latina, reconhecido como o ambiente perfeito para atualização, visão estratégica, inovação e contato direto com os principais players do mercado.


Durante os dois dias em que nossa equipe de redação esteve presente para a cobertura do evento foi possível observar de perto a grande evolução tecnológica e conceitual que o mercado da construção civil vive atualmente no Brasil. Com 700 expositores apresentando ao mercado suas novidades em produtos e serviços, além de estratégias e oportunidades de negócios, o evento garantiu aos milhares de visitantes que lotaram os corredores do Expo São Paulo uma experiência completa sobre o presente e principalmente futuro do setor, destacando empresas que tem investido de forma cada vez mais focada em soluções que garantem praticidade, modernidade, beleza e sustentabilidade ao dia a dia da construção civil.


Além dos stands com a presença das principais marcas do mercado, a FEICON 2022 também contou com Arenas do Conhecimento espalhadas de forma estratégica pelo pavilhão da feira, onde especialistas e técnicos de diversas áreas do mercado garantiram muitas horas de valiosos conteúdos para os visitantes.


Para nós do Smart Business foi uma grande alegria poder realizar a cobertura da FEICON 2022, pois, além de ser um evento de enorme representatividade e excelência para o setor como um todo, este também marcou a retomada dos eventos e feiras corporativas em grande escala na cidade de São Paulo, o que é um verdadeiro marco para todos nós que amamos este tema.


Em resumo, a FEICON 2022 superou nossas expectativas em todos os quesitos, e acredito que esta também tenha sido a impressão de boa parte dos expositores e visitantes do evento. Parabéns a todos os envolvidos fizeram parte da FEICON 2022, já estamos ansiosos para a próxima edição!



Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com