• redacaosmartbusine

Mercado de aluguel e assinaturas de carros cresce em meio a queda da indústria


Mercado de aluguel e assinaturas de carros cresce em meio a queda da indústria

Na contramão da indústria automotiva, mercado de aluguel e assinaturas de carros cresce na expectativa de alcançar 3,5 milhões de veículos até 2026.



A indústria automotiva vive tempos de aridez, tendo o último janeiro como um marco do pior índice de produção em 19 anos. Obviamente, os reflexos se estendem por toda a cadeia e, agora, o consumidor começa uma busca por novas formas de suprir a necessidade de um carro.


O cenário atual definitivamente não favorece a aquisição de um carro, tudo está mais caro: o carro em si, o financiamento, até mesmo os seminovos”, conta André Ricardo Vieira, CEO da consultoria Solution4Fleet.


O fato curioso e que reforça o peso deste aumento de preço é que, apesar da falta de carros no mercado, ainda assim, as vendas no varejo caíram. De acordo com dados da Anfavea, a queda de vendas em janeiro foi de cerca de 26% em comparação ao mesmo período do ano anterior.


O consumidor que necessita trocar ou deseja adquirir um carro passa a buscar novos formatos para concretizar isso, como o aluguel ou a assinatura. Esse cenário tem feito muitas pessoas se abrirem para estes formatos que antes não eram sequer cogitados. Quem ganha com isso são as locadoras, a perspectiva é que o mercado de locação salte de 1,5 milhão de veículos, hoje, para mais de 3,5 milhões até 2026”, complementa Vieira.


Neste segmento, já é possível encontrar ofertas nos mais variados formatos. A locadora de veículos por assinatura For You Fleet, por exemplo, vem se destacando pela inédita oferta de cashback. “O cliente pode utilizar seu veículo seminovo como forma de abatimento nas mensalidades de assinatura, podendo usar o valor integralmente ou com um cashback de 50% para si. Esta é uma iniciativa bastante vantajosa, mas ainda pouco frequente no segmento”, explica o CEO da empresa, André Campos.



Dentre as diversas ofertas, também tem aquela para os que desejam embarcar na tecnologia dos carros elétricos com muito conforto. A Osten Fleet, empresa pertencente à Osten Group, um dos principais grupos automotivos do segmento premium no país, oferece, dentre os demais modelos disponíveis no seu serviço de assinatura, os cobiçados carros da Tesla.


Acreditamos que os carros elétricos são o futuro do mercado automotivo e aqui somos grandes incentivadores. Nos últimos seis meses, dobramos o faturamento nas assinaturas de veículos e vemos que elas têm sido uma porta de entrada para os clientes que querem conhecer e vivenciar essa tecnologia, com o conforto e flexibilidade que esse tipo de serviço oferece”, conta Liandra Boschiero, gerente da Osten Fleet.


Dentre outras vantagens dos serviços de aluguel e assinatura está o ganho de tempo em relação às burocracias, já a empresa contratada se responsabiliza pela gestão de assuntos como manutenção preventiva, seguro, impostos, gestão de multas, entre outros.


A previsão é que haja um início de retomada da indústria a partir do segundo semestre deste ano, porém, independentemente disso, comprar carro novo no Brasil nunca foi barato e a necessidade vem apontando novas possibilidades para os brasileiros que precisam de um veículo no dia a dia.


Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com