• redacaosmartbusine

Moda e Tecnologia são os itens mais desejados na Black Friday 2022


Moda e Tecnologia são os itens mais desejados na Black Friday 2022

Pesquisa inédita sobre o comportamento de compra e pagamento para a Black Friday também apontou que 85% dos brasileiros pretendem parcelar as compras em até 6 vezes.



A Black Friday 2022 já começou no Mercado Livre. Por isso, a empresa líder em e-commerce da América Latina, apresenta dados e informações inéditas com as expectativas dos consumidores e marcas para a data promocional de dois estudos realizados, um conduzido pelo Mercado Ads e outro com usuários do ecossistema do Mercado Pago.


Com expectativa de crescer mais de 20% em vendas, comparado a Black Friday 2021, a antecipação será a tônica da vez. No início de outubro, a empresa realizou um evento online para mais de 10 mil vendedores, com conteúdos preparatórios para que os parceiros possam aproveitar a data promocional para impulsionar seus negócios. Além disso, anunciou a implantação do primeiro sortation center da América Latina, localizado em Cajamar (SP), e que vai consolidar mais de 450 mil pacotes, já de olho na demanda da temporada de compras de fim de ano.


Nosso trabalho contínuo mostra a força com que chegamos a esta Black Friday. Em 2022, já tivemos meses com marco de vendas que foram superiores ao da Black Friday 2021. Portanto, o nosso esforço para ampliar o sortimento, somado aos investimentos em logística e soluções, como a expansão de nossa frota aérea com o acordo de longo prazo com a GOL para democratizar o comércio para todas as regiões do país, reforçam que estamos sempre nos antecipando para oferecer o melhor para nossos consumidores em qualquer data”, comenta Julia Rueff, diretora de marketplace do Mercado Livre.



Insights Mercado Ads - Black Friday da Moda: categoria detém 48% da intenção de compras no período

De acordo com o estudo sobre intenções de compra para a Black Friday 2022 realizado por Mercado Ads, moda e tecnologia serão as categorias mais buscadas durante a data, com 48% e 44% das intenções, respectivamente. As categorias de eletrodomésticos, beleza e cuidado pessoal aparecem logo atrás, com 30% de intenções cada.


É interessante ver como estamos alinhados ao comportamento do consumidor. Ao longo de todo ano de 2022 somamos investimentos em nossa categoria de Moda, incluindo curadoria especializada, aumentando o sortimento e recebendo players de extrema relevância como, recentemente, a Amaro. Ver que as pesquisas de intenção para a Black Friday apontam para a mesma direção que nosso negócio nos mostra que, de fato, entramos na vida dos brasileiros definitivamente”, explica Rueff.


O levantamento das intenções de compra para a Black Friday 2022 mostra ainda as categorias mais buscadas por faixa etária:

1. Moda - 18 a 29 anos

2. Tecnologia - 30 a 44 anos

3. Eletrodomésticos - 30 a 65 anos

4. Beleza e cuidado pessoal - 18 a 29 anos


Teremos em 2022 uma Black Friday completamente diferente de todas, com um mundial de futebol acontecendo junto a data mais importantes do varejo. Segundo dados de Mercado Ads, 80% dos nossos usuários pretendem comprar online na data. Neste cenário, estamos falando agora de um consumidor mais exigente, porque ele já teve experiência da última Black Friday. Isso significa serviço de excelência, com sortimento, boas ofertas e entrega rápida. Nós já trabalhamos constantemente ao longo do ano para oferecer a melhor experiência de compra e estamos preparados. Com certeza este novembro será o melhor mês da história do Mercado Livre”, destaca Fabiana Manfredi, diretora sênior de Mercado Ads.



Pesquisa Mercado Pago - Consumidor planeja mais e Pix ganha espaço para a data

Outra pesquisa realizada com mais de 10,5 mil usuários do Mercado Pago e do marketplace em todo o País, também traz a intenção de compra de pagamento para a Black Friday 2022, e mostra que o brasileiro está preocupado em se planejar financeiramente para a data.


O Pix trouxe quase 700 mil usuários para o Mercado Livre e o Mercado Pago apenas no segundo trimestre, e segue tendo um papel importante também para esta Black Friday sob ponto de vista de experiência e eficiência de consumidores e vendedores. O cartão de crédito continua sendo o meio de pagamento preferido, e considerado uma importante ferramenta para o planejamento do consumidor que pretende comprar itens de tíquete-médio maior, mas sem perder as parcelas de vista”, explica Daniel Davanço, diretor sênior de pagamentos do Mercado Pago.


A pesquisa conduzida pelo Mercado Pago também revela que a credibilidade na data avançou e 71% dos respondentes esperam encontrar mais descontos do que em relação ao ano anterior. De olho em aproveitar as promoções, 68% dos entrevistados já se programaram para antecipar as compras para o Natal.


Quando o assunto é pagamentos, o cartão de crédito é o líder para a data, com salto de 49% em 2021 para 68% em 2022. A possibilidade de parcelamento é o que justifica esse resultado, já que mais de 85% dos brasileiros pretendem parcelar suas compras, e de preferência, para 42% dos entrevistados, em até seis vezes.


Queridinho dos brasileiros, o Pix vem ganhando relevância, com um crescimento da intenção de uso em 7 p.p. em relação ao ano passado, de 12% para 19%. Nesse contexto de tíquete-médio mais alto e preferência por parcelamento, o Pix parcelado começa a ser considerado pelos brasileiros para as compras nesta Black Friday, assim como outras formas de BNPL, como a possibilidade de parcelamento via Mercado Crédito.


Sobre os estudos apresentados:

A pesquisa realizada pelo Mercado Ads foi feita em parceria com o Instituto Ipsos, mesclando dados coletados em julho de 2022 e dados internos do Mercado Livre - de 22 a 28 de novembro de 2021.

O estudo realizado pelo Mercado Pago foi feito através de um questionário respondido por mais de 10.500 usuários do banco digital e do marketplace de 26 a 30 de setembro.

Para baixar a apresentação do estudo, acesse aqui.


Sobre o Mercado Livre

O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Além da plataforma de e-commerce e do banco digital Mercado Pago, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o Mercado Livre tem mais de 84 milhões de usuários ativos, sendo mais de 10 milhões de vendedores únicos, incluindo grandes marcas, alcançando 35 vendas por segundo. Já o Mercado Pago, com mais de 38 milhões de usuários ativos, oferece uma plataforma completa de tecnologia financeira com conta gratuita, soluções de pagamento, investimentos e crédito. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre está dentre as 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil, sendo a melhor para as mulheres no país, e dentre as 4 melhores da América Latina.



Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com