• redacaosmartbusine

Pequenos Negócios foram responsáveis por 72% de todas as vagas no primeiro semestre de 2022


Pequenos Negócios foram responsáveis por 72% de todas as vagas de emprego no primeiro semestre de 2022

Dados do Sebrae apontam que as Micro e Pequenas Empresas geraram mais de 961 mil vagas de emprego no país durante os seis primeiros meses do ano.




O número de vagas abertas pelas Micro e Pequenas Empresas nos seis primeiros meses de 2022 equivale a 72,1% dos cerca de 1,33 milhão de empregos. Os dados são do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com base em dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia.


Pandemia

Durante o ano de 2021, cerca de 377 brasileiros perdiam o emprego por hora. O Brasil tinha 85,9 milhões de ocupados durante o mês de abril, 3,3 milhões a menos do que no mesmo mês de 2020. No pior momento da crise, quase 1,4 mil brasileiros eram demitidos por hora, segundo levantamento do IDados.


“A Covid-19 gerou um impacto muito grande na economia mundial mesmo em países desenvolvidos como EUA e demais”, diz Richard.


A crise provocada pela pandemia de coronavírus deixou marcas profundas no mercado de trabalho, segundo Richard. Para o especialista em gestão de negócios, o próximo ano será crucial às empresas brasileiras. “Podemos prever que o próximo ano será crucial aos negócios, pois pode ser o ano da retomada. Por isso se torna mais do que necessário o preparo para os empresários”, diz.


Os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos em todos os segmentos no acumulado do ano. Destaque entre as micro e pequenas empresas, o setor de serviços criou 533 mil vagas. Apenas em junho, o segmento abriu 78.000 postos.


A construção e a indústria da transformação aparecem na 2ª e na 3ª posições, com 168,8 mil e 126,3 mil empregos criados, respectivamente. Já no comércio, as MPEs abriram 90.600 postos de trabalho de janeiro a junho. As médias e grandes empresas, em contrapartida, fecharam 42.800 vagas no período.


“As ME, EPP e MPE são os grandes potenciais da economia, responsáveis em sustentar grande parte dos empregos no país, geração de boa parte da receita dos órgãos com arrecadações de tributos e também responsável em fazer a economia girar, impactando na oferta e consumo da população. O país e a população brasileira dependem delas para sobreviver”, finaliza Richard.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com