• redacaosmartbusine

Pesquisa revela que Empreendedores estão Otimistas para 2022


Pesquisa revela que Empreendedores estão Otimistas para 2022

Levantamento realizado pela Conta Azul ouviu mais de 500 donos de negócios em todo o país e aponta que empreendedores estão otimistas para 2022



Os donos de negócio tiveram sucesso no último ano e estão otimistas para 2022. É o que indica o Termômetro Conta Azul, pesquisa realizada pela empresa agora no início de janeiro com mais de 500 empreendedores de todos os cantos do Brasil. Ainda segundo o levantamento, a maior parte das empresas têm planos de contratar mais funcionários nos próximos meses. O levantamento foi realizado junto a clientes do ERP financeiro em nuvem da empresa, a Conta Azul Pro. O objetivo da publicação é compartilhar com o mercado as descobertas feitas pela empresa juntamente com os seus clientes, em sua maioria, micro e pequenas empresas. Foram 554 respondentes no mês de janeiro, por formulário eletrônico.

Entre aqueles que responderam ao levantamento, a maioria é de empreendedores que atuam no setor de serviços (65%), seguido do setor de comércio e da indústria. Quando questionados sobre qual o maior desafio como dono de negócio nos dias atuais, responderam que aumentar as vendas e a gestão financeira são as maiores dificuldades atualmente. Porém, contrariando todas as expectativas, 44,2% dos empreendedores responderam que tiveram ganhos econômicos durante a pandemia da Covid-19. De acordo com os empresários que consideraram ter impactos econômicos positivos durante esse período, os principais motivos estão relacionados ao aumento no faturamento por disponibilizar serviços e/ou produtos essenciais (48,6%), e a aceleração no processo de comercialização dos serviços e/ou produtos de forma digital (33%). Mesmo com a situação da pandemia ainda delicada, 84,8% dos respondentes acreditam ter tido sucesso no ano de 2021.


O cenário otimista dos empreendedores que foram consultados pela pesquisa aparece também quando são questionados sobre demissões. Segundo os donos de negócio consultados pelo Termômetro Conta Azul, nos últimos três meses, mais de 61% não precisaram fazer demissões. Quando questionados se pretendem fazer demissões neste início de ano, 83% respondeu que não. Todos os entrevistados usam a Conta Azul para auxiliar na gestão financeira das suas empresas. Segundo a pesquisa, 43% utiliza plataforma de 1 a 3 anos, e 27% já tem o ERP há mais de 3 anos.


Segundo dados econômicos divulgados pelo Banco Central, a expectativa de crescimento do PIB brasileiro para o ano de 2022 é de 0,36%. Essa é a pior estimativa de toda a série histórica do boletim do Banco Central, que, desde 2002, compila semanalmente as previsões de dados feitas por analistas do setor financeiro. Em entrevista ao Termômetro, a economista e professora universitária, Anemarie Dalchau, analisou esse número e disse que a previsão de crescimento do PIB reflete no planejamento de investimentos tanto público quanto privado, quando se fala em curto prazo. “No longo prazo, quando tivermos uma retomada da demanda e da oferta, quem tiver aproveitado para fazer seus ajustes neste momento, sairá na frente da concorrência”, afirmou.

O levantamento completo do Termômetro Conta Azul, com mais informações sobre a realidade dos empreendedores, dados sobre o cenário econômico brasileiro e análise de especialistas, está disponível no site da Conta Azul, neste link.


Sobre a Conta Azul

A Conta Azul é uma empresa brasileira, fundada em 2012, que oferece um inovador ERP em nuvem para micro e pequenas empresas brasileiras e uma plataforma de contabilidade para contadores. A fintech deu origem à nova geração ERPs no mercado brasileiro, quebrando paradigmas e criando um ecossistema completo e simples de usar. Com experiência de 10 anos e soluções voltadas para a contabilidade empresarial, a Conta Azul Pro, ERP de gestão totalmente em nuvem, organiza as finanças, administração e contabilidade das pequenas e micro empresas, permitindo que os empresários foquem nas atividades que eles mais entendem - o próprio negócio. Ainda, através da plataforma Conta Azul Mais, permite conectar os empreendedores com seus contadores, criando uma sinergia e alavancando exponencialmente a eficiência e assertividade de empreendedores e contadores.



Quer ler mais matérias como essa?

Deixe seu comentário e sugestões para produzirmos novos conteúdos especiais!


Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com