• redacaosmartbusine

Tour gratuito pelo Centro de SP conta a história do Café no Brasil


Tour gratuito pelo Centro de SP conta a história do Café no Brasil

Atividade faz parte da programação do Festival do Café 2022 e irá explorar locais importantes e cafeterias da época da Expansão Cafeeira.



O Dia Internacional do Café é comemorado em 01 de Outubro e nesta data o Pátio Metrô São Bento, em parceria com o grupo Caminhos do Triângulo, lança o Tour Guiado - Café e Cafeterias, passeio que mostra as mudanças ocorridas nos séculos XIX e XX, em decorrência do período da Expansão Cafeeira no Brasil.


A atividade é gratuita e acontece em todos os sábados de outubro e novembro, com saída às 11h e retirada de senhas a partir das 10h30. O ponto de encontro será na Praça da Colmeia, localizada dentro do empreendimento, na Estação São Bento do Metrô.


O roteiro percorre o Triângulo Histórico, no Centro de São Paulo. O passeio segue pelas principais ruas apresentando os pontos importantes da época, enquanto visita lugares onde funcionaram grandes cafeterias e restaurantes, nos quais a elite paulistana e importantes nomes da história se reuniam. Esses locais eram pontos de encontro de intelectuais, palco de discussões políticas e inspiração artística.


O Café trouxe transformações em níveis sociais, econômicos, políticos e também nos costumes e hábitos da sociedade paulistana, e hoje o amado “cafézinho brasileiro” está presente na rotina de toda a população. A caminhada resgata a história de lugares e pessoas influentes na época da Expansão Cafeeira no Brasil, passando por pontos como Praça Antônio Prado, Pátio do Colégio e Largo do Café.


Mais Informações:

Tour Guiado - Café e Cafeterias

Ponto de encontro: Praça da Colmeia - Pátio Metrô São Bento

Dia: A partir do dia 01/10, todos os sábados de outubro e novembro

Preço: Grátis

Horário: Saída às 11h, retirada de senhas às 10h30


Sobre o Pátio Metrô São Bento

O Pátio Metrô São Bento é um centro comercial, cultural e gastronômico a céu aberto, situado no Centro da cidade, aos pés do mosteiro de mesmo nome, um dos principais cartões postais paulistanos. O acesso ao Pátio também é privilegiado, através da estação São Bento do Metrô. O local atende aos mais de 4 milhões de passageiros que circulam pela região, como uma opção agradável, prática e segura de aproveitar o melhor do Centro. A Praça da Colmeia, espaço de eventos do local, recebe atrações culturais regularmente, oferecidas sempre de maneira gratuita à população.



Fonte: Assessoria de Imprensa

Fale com a gente:

redacao.smartbusiness@gmail.com